terça-feira, 4 de novembro de 2014

SUJOS CORAÇÕES

Ainda meditando sobre a deplorável reação de alguns setores de nossa sociedade após o segundo turno das eleições presidenciais colocando o povo do Nordeste como a caixa de pandora social do Brasil.

 Em época de insatisfação coletiva, a História nos diz, mormente, núcleos reacionários elegem grupos para responsabilizar pelas mazelas sociais num processo de percepção seletiva, coletiva, de auto-absolvição, modus operandis caro as setores da ultra-direita, como recente onda xenófoba na França mirando árabes e africanos, nos Estados Unidos, contra árabes e latinos e o exemplo mais singular e lamentável, dos nazistas e os judeus.

 Falando em nazismo, lembramos da 2ª Grande Guerra e do livro-reportagem de Fernando Morais (Corações Sujos) que por coincidência passará agora, às 22H no Canal Brasil a adaptação cinematográfica do livro, segue um trecho da página 54:


"(...) Por razões que os imigrantes japoneses não conseguiam entender, tinha virado mania em São Paulo atribuir a eles a culpa por todas as privações que a guerra estava impondo aos brasileiros. Quando começou o racionamento de alimentos, por exemplo, os jornais jogaram a culpa nos japoneses (...) Só faltava eles serem responsabilizados pelo torpedeamento dos navios brasileiros feito por submarinos alemães. Mas nem isso tardaria a acontecer"

Como diria Guimarães Rosa em 'Sagarana': os tempos se seguem e parafraseiam-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÊ O SEU PITACO