sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Esse povo precisa ouvir Racionais


Tá na área o mais novo cd do grupo de rap paulistano Racionais MC’s – Cores e Valores, o 8º da carreira. Gravado no Quad Recording  Studios e mixado no Brevery Recordind Studio, Nova Iorque (EUA) foi lançado após um intervalo de 14 anos. O anterior foi o Nada como um dia após o outro (Coisa Nostra, 2002).


Do ponto de vista melódico e de arranjos sobressai a faixa 11, O Mau e o Bem (de Ice Blue e Don Pixote), a letra de Quanto vale o show?, faixa 13 (de Mano Brown), uma viagem pela década de 1980, remonta aos bons tempos de Racionais. 

É de lamentar as faixas breves como se fossem vinhetas, por exemplo, as faixas 3 e 4 têm 37 e 24 segundos, respectivamente. Tanto tempo sem lançar um álbum - os primeiros trabalhos fonográficos do quarteto tinham poucas músicas, porém mais extensas, ansiava-se por mais. A faixa mais longa é a já citada O Mau e o Bem com 4:59. O tempo de fruição do disco é tão rápido que você duvida já ter tocado as 15 faixas do cd.

Sobre o estilo dos Racionais, é isso mesmo, música engajada com a denúncia social com o vocabulário da periferia. Porta-vozes dos oprimidos. 

O tom de indignação na voz dos intérpretes, vejo como mais um elemento identitário caracterizando o teor reivindicatório/ denunciatório da proposta musical do grupo.



Pensando bem, num cenário que tende a se homogeneizar pela égide da indústria cultural de massa que visa só o entretenimento, como é o panorama musical brasileiro na atualidade, é salutar essa diversidade.

É bom termos Racionais.

Esse povo precisa ouvir Racionais!

No link do youtube confiram a faixa 11, o Mau e o Bem:

https://www.youtube.com/watch?v=1CoNBU8xvQU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÊ O SEU PITACO