sábado, 26 de outubro de 2013

Parece o Brasil

O grande Mia Couto falando sobre a Gala, o galardão de Moçambique, um concurso cultural que escolherá o melhor de Moçambique. Parece que o genial escritor nem está falando de seu país.

Parece que está falando do  Brasil:

"Estamos celebrando nessa Gala algo que, certamente, possui a intenção positiva de valorizar nosso país. Mas para usufruirmos o que aqui está a ser exaltado, as melhores praias, os melhores destinos turísticos, precisamos de saber ver o que nos cerca. 

Na realidade, em rigor, o melhor de Moçambique não pode ser selecionado em concurso. O melhor de Moçambique são os moçambicanos de todas etnias, todas as raças, todas as opções políticas e religiosas. 

O melhor de Moçambique é a gente trabalhadora anônima que, todos os dias, atravessa a cidade em viaturas transportados em condições que são uma ofensa à vida e à dignidade humanas.

(...) Porque a par deste galardão que distingue o melhor de Moçambique há um outro galardão, invisível mas permanente, que premeia o o pior de Moçambique. Todos os dias, o pior de Moçambique é premiado pela impunidade, pela cumplicidade e pelo silêncio".

Mia Couto, biólogo, romancista e poeta moçambicano








Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÊ O SEU PITACO