segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Erros que são acertos



O Incrível Hulk é um dos ícones do Universo Marvel.

Inspirados nos clássicos literários Frankenstein de Mary Shelley e o Médico e o Monstro, de Robert L. Stevenson, o genial roteirista Stan Lee (criador de Homem-Aranha, Homem de Ferro, Poderoso Thor, Quarteto Fantástico entre outros) e o desenhista Jack Kirby criaram o Gigante Verde, um verdadeiro sucesso no mundo das HQ.

Hulk é uma criatura de força descomunal e inteligência limitada. Incompreendido pelo povo e perseguido pelas Forças Armadas.

Talvez o fato mais curioso e que poucos sabem é que uma das marcas inconfundíveis do herói, a sua cor esverdeada, foi o resultado de uma falha editorial.

Ao ser concebido, os seus criadores imaginaram um monstro cinza, porém por erro da gráfica a primeira HQ do herói, The Incredible (1962) chegou às bancas com a cor verde que acabaria consagrando-o.


Nessa primeira história o cientista Bruce Banner é atingido por uma radiação depois de salvar um jovem que invadiu a área secreta de uma base americana no deserto, onde testavam uma bomba de raio gama.

Com o tempo, os roteiristas atribuíram uma variação cromática relacionada a alterações de humor do Dr. Banner. A forma verde seria a mais forte e irracional e a cinza seria um Hulk menos potente fisicamente, contudo, intelectualmente mais desenvolvido.

Em 2003, a Marvel Comics lançou a edição Hulk: Gray (Hulk: Cinza) um sucesso de vendas.
(fonte Coleção Mundo Estranho, O guia curioso dos super herois, pág.20/21. São Paulo: Ed. Abril, 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DÊ O SEU PITACO